• Twitter
  • Facebook
Home \ Parasha \ Vaishlach – por Matan Regev

Vaishlach – por Matan Regev

11.03.11  |   Parasha  |  Marcella Becker

BS”D

A importância da amizade

Na nossa parashá conta sobre o encontro de Yaacov e seu irmão gêmeo. Quando Yaacov soube que seu irmão Essav estava vindo encontrá-lo, orou a D’s para salvá-lo: “Salve-me da mão de meu irmão, da mão de Essav”. Por que a expressão “da mão” está repetida? A Torá não desperdiça palavras e uma vez já seria suficiente.

A razão é para nos ensinar que quando um irmão se torna seu inimigo, ele se torna um inimigo muito mais perigoso que qualquer outro estranho. Tosfot, um dos comentaristas do Talmud, no Tratado de Taanit, acrescenta que da mesma forma que um ex-amigo muito querido se torna o pior dos inimigos, quando dois inimigos se tornam amigos, essa se torna a mais forte das amizades.

Quando você tem dificuldades em se relacionar com alguém, não pense que só porque agora vocês não se entendem, isto será para sempre. Pelo contrário, se você for capaz de superar a animosidade entre vocês, os antigos sentimentos negativos poderão se transformar em sentimentos negativos poderão se transformar em sentimentos extremamente positivos. No cenário internacional temos visto países que travaram entre si guerras violentas as pazes e tornam fortes aliados. Isto deveria servir de lição para nós fazermos as pazes com pessoas que discutiram conosco no passado.

O rabino Meir Yechiel de Ostrovtzah salvou os judeus de sua cidade de um pogrom durante a Primeira Guerra Mundial. O exército Austro-Germanico deixou a cidade e o exercito russo entrou. Em outros lugares os judeus sofreram terrivelmente com a chegada do exercito russo. O rabino Meir Yechiel convocou uma reuniao com as pessoas importantes da cidade e contou-lhes seus planos de saudar os soldados russos como libertadores. Dariam comida e cigarros aos soldados e desenvolveriam uma relacao amistosa com eles. Isto foi feito e os soldados reagiram de forma muito amigavel em relacao a populacao judaica da cidade.

 

Passamos aqui no Rio um ano repleto de experiencias e foi um privilegio termos conhecido pessoas com tanto respeito a nossa Tora, e foi para um prazer trabalhar com voces. Obrigado por toda ajuda, apoio, carinho e atencao.

Esperamos nos encontrar com voces em Israel,

לשנה הבאה בירושלים !!

Tudo de bom,

Familia Regev

Comentários fechados.