• Twitter
  • Facebook
Home \ Parasha \ Vaietse – por Rav Netanel Tzippel

Vaietse – por Rav Netanel Tzippel

11.03.11  |   Parasha  |  Marcella Becker

BS”D

“E Yaakov saiu de Beer Sheva, e foi para Haran”. A parashá desta semana começa com a fuga de Yaakov de seu irmão Essav, que queria matá-lo. Como podemos lembrar da parashá da semana passada, Yaakov toma as bençãos que Itzchak queria dar a Essav. Desde então, Essav espera pelo momento da vingança.

Os explicadores da Torá perguntam sobre o início desta parashá: Com que propósito a Torá nos relata que Yaakov ‘saiu’ de Beer Sheva? Este é um fato claro, lá ele morava antes da viagem, o fato que deve ser relatado é somente para onde ele foi. O que nos acrescenta o relato da saida de Yaakov? Não há dúvidas que cada palavra na Torá nos vem ensinar algo especial! A Torá não é um livro de contos ou estórias, nem mesmo um livro de história. Cada palavra e cada letra que foi escrita na Torá nos traz uma mensagem! Então qua é a mensagem que a torá quer nos ensinar ao nos contar que Yaakov saiu de Beer Sheva, fato de simples dedução?

Os ‘Baalei Hamussar’ (‘Rabinos da ética’) nos explicam que porque está escrito na Torá que Yaakov ‘saiu’ de Beer Sheva, podemos aprender a importância e intensidade do mandamento de respeito aos pais… Sabemos que uma pessoa pode viajar de um lugar a outro tendo dois objetivos: O de deixar o lugar onde estava antes, devido a algo que o incomodava aí; e outro motivo, e talvez o principal,  por querer estar no novo lugar, nova casa, novas companhias…

O mesmo aconteceu com Yaakov, sua viagem tinha dois objetivos. Sua mãe tinha pedido para ele sair de Beer Sheva, fugindo de seu irmão que queria matá-lo. Ela queria que Yaakov saisse de lá para se distanciar de Essav – a saida de Beer Sheva era o objetivo. Por outro lado, Ytzchak, seu pai, queria que Yaakov chegasse a Haran para encontrar lá uma esposa. Seu objetivo não era o de deixar sua casa, e sim chegar ao lugar onde encontraria uma mulher digna, Haran.

Yaakov, então, queria cumprir na íntegra o mandamento de respeitar o pai e a mãe, por isso foi frisado que ele saiu de Beer Sheva, para cumprir a ordem de sua mãe; e chegar a Haran, cumprindo a ordem de seu pai. Por isso os explicadores deste trexo aprendem daqui que Yaakov viajou com o intúito de cumprir completamente o pedido de seus pais!

Eis um exemplo especial do esforço para respeitar o pai e a mãe. Um mandamento tão importante que a Torá promete “prolongar a vida” daquele que o cumpre na íntegra.

 

Comentários fechados.