• Twitter
  • Facebook
Home \ Parasha \ Nitsavim – por David Bermerguy

Nitsavim – por David Bermerguy

29.12.10  |   Parasha  |  Marcella Becker

BS”D

Há muitos anos viveu um comerciante que, por sua profissão, tinha que viajar constantemente. As viagens eram feitas em carruagens, através de trilhas de terra que cortavam florestas cerradas e lugares abandonados, e os riscos de ser assaltado ou atacado por algum animal feroz eram muito grandes. Certo dia ele escutou que um inventor, que vivia em um lugar distante e isolado, havia descoberto uma loção que, quando espalhada sobre o corpo, deixava a pessoa invulnerável. O preço era muito elevado, a viagem seria longa e cansativa, os resultados eram desconhecidos, mas mesmo assim ele estava disposto a experimentar.
Após vários dias de viagem, cansado e com medo, chegou na casa do inventor e comprou uma grande quantidade de loção. E antes de voltar ele decidiu passar a loção em seu corpo para experimentar o invento, pois estava com a cabeça confusa, com medo de ter perdido dinheiro e de estar colocando a vida em risco desnecessário. Quando passava por uma floresta escura, foi atacado por uma quadrilha de bandidos perigosos, que roubavam e matavam suas vítimas. Como viram que o comerciante não levava nada de valor, os bandidos bateram nele e o agrediram com paus e pedras, mas quando viram que ele permanecia sem um único arranhão ficaram muito assustados. Apavorados, imaginando que se tratava de alguma magia negra, os bandidos começaram a correr aterrorizados, e estavam tão atordoados que não perceberam que os cavalos da polícia se aproximavam, e todos foram presos facilmente e sem resistência.

Na prisão, recebem certo dia uma visita: o comerciante, que trazia para eles comida e bebida. Eles não entenderam nada, aquele homem deveria estar furiosos com eles, e trazia presentes? O comerciante explicou:

- Sei que vocês pensam que eu tenho raiva de vocês, mas é justamente o contrário, pois vocês me fizeram um grande favor. Eu gastei muito dinheiro comprando uma loção que me tornava invulnerável, sem saber se ela realmente funcionava. Vocês me ajudaram, pois agora sei que o invento funciona, e posso viajar até mesmo para lugares mais perigosos do mundo sem medo algum”

Se olhamos de maneira superficial, os problemas e as dificuldades são coisas ruins, que atrapalham a tranqüilidade de nossas vidas. Mas se pararmos para pensar vamos entender que as dificuldades são as verdadeiras forças motivadoras do nosso crescimento.

Talvez esta é a intenção de Moshê no início da parashá desta semana quando ele alega: “Vocês estão todos presentes hoje, aqui…”. Vocês passaram por todo o tipo de sofrimento, pela escravidão do Egito, quarenta anos vagando pelo deserto. Não pensem que tudo isso foi em vão, tudo isso foi para o crescimento de vocês. Só após todo esse esforço é que vocês estão aptos a entrar na Terra de Israel e continuar o caminho que Hashem nos ensinou.

Da mesma forma, estamos chegando ao último Shabat de nosso ano. Muitas coisas aconteceram conosco e devemos pegar tudo aquilo que nos foi difícil, refletir e perceber o quanto podemos nos tornar grandes e nos motivar para que possamos sempre progredir.

0 Comentários.

Deixe um comentário