• Twitter
  • Facebook

Conflito

Historicamente, quando se trata de assuntos como Israel, Sionismo e História dos Judeus, muitos mitos e lendas, de tão repetidos e disseminados, acabam se incorporando no imaginário coletivo como verdades incontestáveis.

Quem nunca ouviu afirmações como “os judeus são todos ricos e dominam as finanças mundiais e a grande mídia”? Ou “Israel foi um país criado artificialmente pelos EUA para dominar o Oriente Médio”?

Tais “certezas”, embora sejam muito populares e antigas, são totalmente falsas. E embora às vezes pareça difícil desmentir estas lendas, o conhecimento da história e a leitura de alguns livros nos fornece os dados necessários para esclarecer tais mitos.

Aqui você encontrará ‘armas’ que podem ser utilizados por qualquer pessoa durante debates e na elaboração de documentos e respostas informativas.

Os tópicos denominados “mitos e fatos” foram adaptados do livro “Mitos e Fatos – A verdade sobre o Conflito Árabe-Israelense”, de Mitchell G. Bard. A íntegra desta obra pode ser baixada clicando aqui.

 

“Sobre Israel não se informa, faz-se propaganda, consolidam-se preconceitos e

rompem-se com  todos os códigos deontológicos que regulam outras notícias complexas.

A rapidez com que, diante de um fato lastimável, sempre Israel é criminalizado,

dá-nos a medida da desproporção e, sobretudo, informa da distorção sobre o conflito”

Pilar Rahola

(jornalista não judia e ex-membro do Parlamento Europeu)

Conflito