• Twitter
  • Facebook
Home \ Halachot \ Halachot Sobre os Acréscimos na Amidá- Parte 2

Halachot Sobre os Acréscimos na Amidá- Parte 2

17.12.10  |   Halachot  |  administrador

por Rav Benjamin Zagury

 

Como dissemos no texto anterior, a amidá sofre algumas mudanças, dependendo da época do ano ou do dia em que estamos. Assim sendo, continuaremos falando sobre as halachót relativas às mudanças que fazemos na amidá.

 

3- Datas especias da Torá

Yaale veiavo: acrescentamos este trecho no inicio do mês judaico (Rosh Chodesh), em chol hamoed pessach e em chol hamoed sukot.

Caso tenha esquecido ou esteja em dúvida se falou ou não, deve prosseguir da seguinte forma:

Se for a noite de Rosh Chodesh, não precisa voltar.

Se for no dia de Rosh Chodesh ou em chol hamoed de pessach ou sukot:

1.  Se lembrou logo após ter falado o nome de D’s da brachá seguinte, deve completar com lamdeni chukecha e voltar para o yaale veiavo.

2.  Se finalizou a brachá e ainda não disse modim, deve dizer yaale veiavo e continuar no modim.

3.  Se lembrou depois de ter iniciado o modim deve voltar para o retse.

4.  Se lembrou depois de ter finalizado a reza, ou após o último ihiu leratson imrei fi deve voltar ao início da reza.

4- Fim das datas especiais da Torá e fim do shabat

Atá chonantanu: este trecho deve ser dito no final do shabat na reza da noite de sábado, assim como no final das festas na reza da noite (arvit).

Após recitarmos este trecho, acaba o shabat ou o chag, com a condição, é claro, que já esteja no horário do fim da festa ou do shabat, pois mesmo chegando o horário da saída das estrelas, a festa não acaba automaticamente, devemos declarar isto com nossa fala: falando atá chonantanu em arvit, ou falando a frase: baruch hamavdil bein kodesh lechol, ou ouvindo a havdalá.

Se esquecer do trecho, não precisa voltar pois a havdalá substitui esta reza. Caso tenha esquecido de falar atá chonantanu e também comeu antes de fazer a havdalá, neste caso deve voltar a reza, acrescentando atá chonantanu.

5- Datas especiais de nossos Sábios

Al hanissim: recitamos este trecho em chanuká ou purim. Em caso de esquecimento, se já falou o nome de D’s da brachá, não deve voltar, porém pode ainda acrescentar no final da reza junto com os pedidos particulares dizendo em forma de pedido da seguinte forma: harachaman hu iaase lanu nissim veniflaot kemo sheassita laavoteinu baiamim hahem bazeman haze, bimei…

6- Em jejum

Anenu: quando estivermos nos dias que nossos sábios decretaram jejuns, devemos falar no meio da brachá de shomea tefilá o trecho anenu. Os sefaradim costumam recitar em todas as rezas do dia. Já os ashkenazim costumam recitá-lo somente na reza de minchá.

Se esquecer não precisa voltar. Neste caso é bom acrescentar este trecho no final da reza junto com os pedidos particulares.

Nachem: No jejum do dia 9 de av, costumamos também acrescentar o trecho de nachem na brachá de bonê yerushalaim. Assim como o anenu, os ashkenazim costumam recitá-lo somente em minchá. Se esquecer, não precisa voltar, porém, pode ainda acrescentá-lo antes de falar vetechezena eineinu

7- Asseret yemei teshuvá

Nos dias entre rosh hashaná e yom kipur, costumamos acrescentar algumas partes na amidá, são elas:

Zochreinu lechaim…

Mi chamocha av harachaman…

Hamelech hakadosh (em vez de hakel hakadosh)

Hamelech ha mishpat (em vez de melech ohev tsedaka umishpat)

Uchtov lechaim…

Ubessefer chaim…

Se falar hakel hakadosh em vez de hamelech hakadosh, deve voltar ao início da reza (não adianta voltar para a brachá de atá kadosh!) a não ser que tenha consertado imediatamente dizendo hakel hakadosh hamelech hakadosh.

Em todos as outras partes, se esqueceu e já pronunciou o nome de D’s, não volta. Porém, com exceção de hamelech hamishpat, podem ser acrescentadas no shomea tefilá (na parte dos pedidos particulares) ou no final da reza (também na parte de pedidos particulares).

8- Pedidos particulares

Podemos fazer pedidos de ordem pessoal no meio da brachá de shomea tefilá, antes de falar umilefanecha malkeinu reikam al teshiveinu ou no final da amidá, após falar o segundo ihiu leratson imrei fi (neste caso após os pedidos, devemos faler uma terceira vez o ihiu leratson imrei fi…).

0 Comentários.

Deixe um comentário