• Twitter
  • Facebook
Home \ Halachot \ BRACHÓT DO SHEMÁ ISRAEL

BRACHÓT DO SHEMÁ ISRAEL

17.12.10  |   Halachot  |  administrador
BRACHÓT DO SHEMÁ ISRAEL – Rav Benjamin Zagury

Antes de fazermos uma mitsvá, costumamos fazer uma brachá muito curta, onde abençoamos D’s, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou a fazer tal mitsvá (“…asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu…”).

         É interessante que para cumprir a mitsvá de ler o Shemá Israel não fazemos somente uma brachá, mas sim, duas. Estas brachot não falam diretamente sobre o Shemá – a primeira fala sobre a criação dos astros e anjos e a segunda,  sobre o amor de D’s por nós, por nos ter dado a Torá e por nos ter escolhido entre todos os povos.

         Um dos versículos mais importantes do Shemá é o primeiro, que fala que devemos amar D’s, com todo nosso coração (com todas as nossas vontades), com toda a nossa alma e com todos os nossos bens. Como podemos chegar a um amor tão grande e amplo? A resposta disso está nas brachót do Shemá. Quando vemos a grande bondadade que D’s faz conosco, automaticamente desperta-se dentro de nós o sentimento de amor. Por isso, na primeira brachá falamos sobre a grandeza de Hashem, que criou todo o universo, inclusive os astros e anjos e na segunda brachá falamos de seu amor por Am Israel, pois apesar de estarmos no 49º grau de impureza, Ele nos tirou do Egito, nos escolheu entre os povos e nos deu a Torá.

         Devemos aprender esta lição também para nossas vidas particulares. Quantas bondades D’s nos faz em nossas vidas – saúde, sustento, família, amigos… Se nós pensarmos realmente nisso e valorizarmos tudo que Ele nos dá, chegaremos a um grande amor por Ele e a uma grande felicidade!

0 Comentários.

Deixe um comentário